Agricultura Biológica
O que é a Agricultura Biológica?
A Agricultura Biológica é um modo de produção que visa produzir alimentos e fibras têxteis de elevada qualidade, saudáveis, ao mesmo tempo que promove práticas sustentáveis e de impacto positivo no ecossistema agrícola. Assim, através do uso adequado de métodos preventivos e culturais, tais como as rotações, os adubos verdes, a compostagem, as consociações e a instalação de sebes vivas, entre outros, fomenta a melhoria da fertilidade do solo e a biodiversidade.
ara me editar e adicionar seu texto.
Na agricultura biológica não se recorre :
-
à aplicação de pesticidas
-
adubos químicos de síntese,
-
uso de organismos geneticamente modificados
Beneficios para o agricultor/consumidor:
A pratica da agricultura tem alguns benefícios tais como :
-
Garante-se o direito à escolha do consumidor
-
Protege a saúde do consumidor, ao evitar resíduos químicos nos alimentos.
-
Protege a saúde dos produtores, que evitam o contacto com químicos nocivos
-
Preserva-se o ambiente da contaminação de poluentes, cuja actual carga sobre os solos e as águas é, em grande parte, da responsabilidade de sistemas intensivos de agropecuária.
Onde se pratica a Agricultura Biológica :
Atualmente, a Agricultura Biológica está presente em todo mundo, ainda que forma desigual pelas nas diferentes regiões e respetivos países.
32,8% localizam-se na Oceânia,
27% na Europa,
22,7% na América Latina,
7,5% da Ásia,
7,2% na América do Norte e
2,9% em África.
A nível local, a Austrália é o país com maior área de cultivos dedicados à Agricultura Biológica (12 milhões de hectares), seguida da Argentina (4,18 milhões de hectares) e dos Estados Unidos (1,95 milhões de hectares).
Em Portugal:
Na Quinta do Montalto, em Olival, concelho de Ourém, a intenção é chegar aos 100 mil quilos de uvas. Os 15,5 hectares de vinha são dedicados em exclusivo à produção de vinho biológico, com as marcas Vinha da Malhada e Cepa Pura a assumirem o rosto de um negócio que já vai na quinta geração.
Razões para preferir o biológico :
Valor nutritivo:os alimentos provenientes de Agricultura Biológica são cultivados em solos equilibrados, sendo mais ricos em vitaminas, sais minerais, proteínas e glúcidos, proporcionando uma alimentação rica e saudável.
Sabor: em solos regenerados e fertilizados com matéria orgânica, as plantas crescem saudáveis e desenvolvem o seu verdadeiro aroma, a sua cor e sabor autênticos, permitindo-nos redescobrir o verdadeiro gosto dos alimentos.
Saúde: Na agricultura biológica não são aplicados adubos químicos, nem se pulverizam as plantas com pesticidas de síntese. Os estudos toxicológicos reconhecem a relação existente entre os pesticidas e certas patologias, como o cancro, as alergias, a asma, entre outras.
Solo fértil: O solo é a base de toda a cadeia alimentar e a principal preocupação da Agricultura Biológica. Toda a prática agrícola deve ter como objectivo conservar e melhorar a fertilidade do solo, aumentando o seu teor de matéria orgânica.
Água pura: A Agricultura Biológica, como utiliza adubos naturais, garante a preservação da pureza da água que bebemos, hoje e para as gerações futuras.
Biodiversidade: A diminuição da biodiversidade é um dos principais problemas ambientais de hoje. A Agricultura Biológica perpetua a diversidade das sementes e das variedades locais com grande valor nutritivo e cultural e fomenta a biodiversidade global dos ecossistemas agrícolas.
Certificação: Os produtores biológicos seguem um caderno de normas rigoroso, verificado por organismos de controlo e certificação, segundo a legislação europeia de Agricultura Biológica.
Mundo rural: A Agricultura Biológica respeita o equilíbrio da natureza e contribui para um ambiente saudável. O equilíbrio entre a agricultura e floresta, as rotações e consociações de culturas, permitem preservar um espaço rural para nós, para os nossos filhos e netos.
Dignidade do agricultor:A Agricultura Biológica permite revitalizar os meios rurais e restituir ao agricultor a dignidade e reconhecimento que lhe são merecidos, pelo seu papel de guardião da paisagem, dos ecossistemas agrícolas e primeiro garante da saúde humana.
Educação: A Agricultura Biológica é uma excelente "escola prática de educação ambiental". Ela oferece aos jovens de hoje, decisores de amanhã, um modelo de desenvolvimento sustentável do planeta.
Emprego:A Agricultura Biológica cria oportunidades de emprego permanente e gratificante devido às práticas ecológicas e à dimensão das explorações agrícolas, adaptadas à escala humana.
Futuro: Os produtores biológicos são audaciosos inovadores que combinam os conhecimentos mais modernos com as práticas e saberes tradicionais, dispensando o uso de todos os produtos poluentes do ecossistema.



clique na seta para voltar para trás